Dia 24 de Junho :: Orquestra de Balalaicas de Helsínquia


















A Orquestra de Balalaicas de Helsínquia surgiu em 1910 quando a Finlândia fazia parte do Império Russo, por iniciativa de cidadãos russos que residiam na capital finlandesa.

Integrando 25 elementos, que tocam instrumentos como a balalaica, a domra, acordeão, percussão e piano, a orquestra apresenta um reportório muito diversificado. Temas da música popular finlandesa e russa, música de filmes – o tema de Lara é exemplo, trechos de música clássica e composições de Piazola, Mikis Theodorakis e... compositores portugueses são o universo musical da 2ª orquestra de balalaicas mais antiga do mundo.

A sua primeira gravação fez-se no ano de 1929, tendo-se seguido posteriores gravações nas décadas de 50, 60 e 70. Em 1998 sob a direcção da Maestrina Margarita Yli-Nissilä editaram o seu primeiro CD, que veio a ser editado em Portugal pela PolarPress, em 2003. Em 2004 editaram um novo CD sob a direcção do Maestro russo Victor Akulovitch, Professor Doutor Emérito em Arte da Rússia.

Com constantes actuações em toda a Finlândia, têm actuado também no estrangeiro com alguma regularidade. Moscovo, S. Petersburgo, Jaroslav, Nihzni Novgorod, Tallin, Estocolmo têm sido algumas das cidades que receberam os seus concertos. No ano de 2003, a orquestra participou por duas vezes nas festividades dos 300 anos da cidade de S. Petersburgo. 2004 foi o ano do aparecimento da Orquestra em Portugal, tendo realizado concertos em Penafiel, Fafe, Chaves, Bragança, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Caldas da Rainha e Santarém.

A ”Helsingin Balalaikkaorkesteri” (Orquestra de Balalaicas de Helsínquia) é a segunda orquestra do género mais antiga do mundo.

Textos dispersos sobre as Balalaicas...

Diálogos com Vasili Andreyev (1861-1918), fundador da primeira orquestra de balalaicas em 1888 em São Petersburgo, que desenvolveu a balalaica e a domra como instrumentos de concerto.

Pyotr Tchaikovsky para Vasili Andreyev em 1890: “Como são maravilhosas estas balalaicas! Como surpreendente é o seu efeito numa Orquestra. Ela (a balalaica) é um insubstituível instrumento pela sua qualidade única de som”.

Fyodor Shalyapin para Vasili Vasili Andreyev em 1913: “O teu bom e quente coração devolveu a vida à balalaica órfã. Agradeço o teu interesse e amor pelo crescer da balalaica numa beleza russa extraordinária que tem encantado o mundo inteiro com a sua beleza”.

Dia 24 de Junho :: Orquestra de Balalaicas de Helsínquia
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Plateia 10 € / Balcão 6 €

0 comments: