Wim Mertens













Depois da bem sucedida digressão do ano passado, Wim Mertens volta a Portugal para uma série de concertos em várias cidades do País.

Esta tournée celebra os seus 25 anos de carreira e coíncide com a apresentação do seu álbum, “Partes Extra partes”, último trabalho da longa obra deste músico e compositor belga.

A vertente ao vivo é uma faceta muito importante do trabalho de Wim Mertens. Por vezes ouvimo-lo a cantar numa voz característicamente aguda, quase etérea, fazendo uso de uma linguagem pessoal cuidadosamente trabalhada e imaginária.

Músico e compositor minimalista, Wim Mertens é um artista internacional com uma carreira que inclui inúmeros concertos, tanto a solo como com o seu ensemble, por toda a Europa, na América do Norte e do Sul e no Japão

“Partes extra Partes” é o quinquagésimo álbum da sua carreira e o primeiro com orquestra.

O seu primeiro disco, “For Amusement Only”, saiu em 1980. Desde então, Wim Mertens não parou de produzir, acumulando um currículo invejável: 50 discos editados para além da participação em trabalhos de cinema e teatro.

São dele as bandas sonoras de “As Cólicas de um Arquitecto”, de Peter Greenaway”, ou “Je Pense à vous”, de Luc e Jean Pierre Dardenne, entre outras. Além disso, ainda teve tempo para escrever, “American Minimal Music”, o primeiro livro em que se reflecte sobre a escola americana minimalista e os seus compositores, como La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass.

A música de Wim Mertens rege-se por premissas da música minimalista americana, embora recuse seguir por inteiro as normas de um género. Um dos recursos melódicos usados é o da repetição, que dá espaço às canções para transmitirem "sensações de prazer" sem desvirtuar a dimensão rítmica.

Dia 03 de Dezembro :: Wim Mertens :: Partes Extra Partes
Grande Auditório
Início 21.30h
Plateia 20 € / Balcão 15 €

0 comments: