Camané


O primeiro contacto de Camané com o fado ocorreu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma maleita infantil se embrenhou na colecção de discos dos pais e descobriu os grandes nomes do fado: Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e Carlos do Carmo...

Dessa altura até à vitória em 1979 do evento “Grande Noite do Fado” foi um passo. Na sequência desta participação gravou alguns trabalhos e efectuou diversas apresentações públicas.

A edição de “Uma Noite de Fados”, elogiada pela critica especializada, elege Camané como a voz mais representativa da nova geração do fado, possibilitando o reconhecimento da qualidade do seu trabalho pelo grande público.

O inicio de 1998 foi marcado pela edição do novo trabalho - “Na Linha da Vida” com produção de José Mário Branco e com a participação de Custódio Castelo na guitarra portuguesa, Jorge Fernando na viola e de Carlos Bica no contrabaixo. “Na Linha da Vida”, mereceu atenção especial por parte dos media, confirmando as expectativas que “Uma Noite de Fados” provocara, e consagrando em definitivo Camané como uma das vozes mais impressionantes do fado.

Para o início de 2000 estava reservado um novo passo na carreira de Camané: a edição em simultâneo na Bélgica, Holanda e Portugal do terceiro trabalho discográfico de Camané - "Esta Coisa da Alma". Produzido uma vez mais por José Mário Branco, "Esta Coisa da Alma" contou com a participação de um trio de músicos de luxo: José Manuel Neto na guitarra portuguesa; Carlos Manuel Proença na viola; e o contrabaixista Carlos Bica.

Evidenciando o merecido reconhecimento por parte do público pelo trabalho global efectuado em torno deste “Esta Coisa da Alma”, Camané recebeu o disco de prata pelos 10 mil exemplares vendidos, mesmo na recta final do ano.

Em Novembro de 2001 é lançado o seu 4º CD “Pelo Dia Dentro”, uma vez mais com produção de José Mário Branco e coma participação dos músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Carlos Bica (contrabaixo).

A propósito de um convite em 2004 do Teatro São Luíz para uma série de espectáculos no Jardim de Inverno, Camané idealizou o projecto "Outras Canções". Nos seis concertos que integraram a série, interpretou canções de grandes nomes da Música portuguesa e brasileira, que constituem as suas referências nos diversos géneros musicais...

No final do ano, foi editado o Cd "Humanos" do projecto com o mesmo nome do qual Camané fez parte ao lado de Manuela Azevedo e David Fonseca bem como dos músicos Nuno Rafael, João Cardoso e Hélder Gonçalves. As apresentações ao vivo tiveram lugar nos Coliseus em Junho/ Julho de 2005 e foram gravados para posterior edição em DVD.

Em Março de 2006,foi editado o primeiro DVD "ao vivo no S. Luiz"como registo dos concertos que Camané realizou no Teatro Municipal S. Luiz durante a tour "Como Sempre..."


Dia 14 de Abril :: Camané
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 15 €

0 comments: