Duo Contracello


O violoncelo e o contrabaixo, grandes cúmplices na execução da música orquestral, e partilhando normalmente o registo grave, tiveram ao longo dos séculos vários compositores que quiseram demonstrar as suas possibilidades, em duo, na música de câmara.

O duo de violoncelo e contrabaixo é uma combinação instrumental deveras invulgar. O repertório não é abundante, as exigências de virtuosismo técnico são temíveis e a associação tímbrica dos dois instrumentos mais graves da família das cordas não está à partida vocacionada para atrair multidões. No entanto, a versatilidade e surpreendente vigor interpretativo de Miguel Rocha e Adriano Aguiar têm invertido as expectativas. Num jogo de cumplicidades, o violoncelo e o contrabaixo revelam-nos sonoridades sublimes e uma exuberante vitalidade rítmica, suportadas por um repertório que vai desde Couperin a Berio.

A receptividade e o sucesso obtidos pelo Duo Contracello junto do público, desde a sua formação em 1993, levaram estes instrumentistas a apostar na continuidade deste projecto. Têm actuado desde então em diversos concertos em Portugal, França, Suíça e Estados Unidos da América.

Em 1996 o Duo Contracello gravou um CD para a etiqueta Numérica, com o apoio do Ministério da Cultura, com obras de Joseph Boismortier, Ignaz Pleyel, Gioecchino Rossini, Harald Genzmer e Alexandre Delgado, disco muito bem acolhido pela crítica, ao ser consensualmente considerado um dos mais interessantes discos do catálogo nacional.

Durante o Verão de 2004, Miguel Rocha e Adriano Aguiar assinalaram o começo da segunda década de actividade do Duo Contracello com a gravação do seu segundo disco. Este disco inclui obras de François Couperin, Franz Keyper, Wolfgang Amadeus Mozart, Mikhail Boukinik, Christopher Bochmann e Carlos Azevedo.

Dia 7 de Abril :: Duo Contracello
Pequeno Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5 €

0 comments: