Miss Daisy


Passada em meados do século XX, de 1948 a 1973, em Atlanta, no sul dos Estados Unidos, Miss Daisy conta a história de uma senhora judia, Daisy Werthan, e do seu chofer, Hoke Coleburn. De início, Miss Daisy não fica muito contente por se ver forçada a depender de um homem negro, contratado pelo seu filho, Boolie Werthan. Mas Hoke conquista-a, pacientemente, com a sua dignidade e sentido de humor, e durante os vinte e cinco anos em que decorre a acção geram-se laços profundos de amizade e de compreensão.

Pontuando a acção, temos as lutas pelos direitos civis nos Estados Unidos, com referências a Martin Luther King, por exemplo. As personagens tentam perceber e adaptar-se, em termos pessoais e sociais, a um mundo que está a mudar. Miss Daisy é uma análise subtil das tensões raciais e dos preconceitos. Miss Daisy e Hoke chegam a um mútuo respeito baseado na independência, na força de carácter e numa teimosa integridade, que, para lá do seu contexto histórico e cultural, têm um valor universal.

O Autor nasceu em Atlanta, em 1936, licenciou-se em Literatura Inglesa, e foi para Nova Iorque, pretendendo ser escritor de musicais para a Broadway. Depois de algumas tentativas, Driving Miss Daisy foi a sua primeira peça não musical, mas que de imediato o celebrizou. Estreou em Nova Iorque, em 1987, onde esteve em cena três anos, a que se seguiu o importante prémio Pulitzer de 1988, e, na versão em filme, em 1989, quatro prémios Oscar, incluindo o «melhor filme» e «melhor adaptação».

Ficha Técnica

Elenco Eunice Muñoz, Guilherme Filipe, Thiago Justino
Direcção Celso Cleto
Direcção Musical José Miguel Sastron
Cenário e Figurinos José Costa Reis
Tradução António Barahona
Desenho de Luz José Dias
Som Carlos Estevens
Assistentes de Encenação Nuno Távora
Assistentes de Direcção de Cena Álvaro Sacadura Gaspar, Hélder Bugios, Rita Simões
Caracterização Henrique Salvador
Designer Startingpoint
Construção Cenários E.P.C.
Construção Automóvel Segundo desenho de Costa Reis - Guliver
Produção Rosa de Sousa
Apoios Rádio Televisão Portuguesa

Dia 11/12 de Maio :: Miss Daisy
Grande Auditório
Inicio 22.00h
Plateia 20 €

Balcão 15 €

0 comments: