John Cale Acoustimatic Band
























Dia 17
de Maio - sábado
Alternativo / Experimental / Indie
Grande Auditório
Início 22h
Preço único: 20€
Classificação: M/4 anos

John Cale, músico galês nascido em 1942, é inquestionavelmente um dos artistas contemporâneos mais importantes, não só na sua vertente como baixista e pianista (foi membro fundador dos The Velvet Underground, grupo mítico dos anos 60, fundado com Lou Reed), mas também como produtor, desde os anos 70 até à actualidade, de obras tão seminais como “Horses”, de Patti Smith, os homónimos “Jonathan Richman and the Modern Lovers” e “The Stooges”, entre outros.

Cale começou os seus estudos musicais clássicos no Goldsmith College, na Universidade de Londres, viajando depois para os E.U.A. para estudar piano, graças à ajuda e influência de Aaron Copland. Em Nova Iorque, conheceu um grande número de compositores, com os quais começou a trabalhar, tais como John Cage, o mestre do minimalismo e La Monte Young. A partir desta amálgama de experiências e influências avant-garde, Cale fundou em 1965 os The Velvet Underground com Reed e os músicos Sterling Morrisson e Maureen Tucker, que depressa foram adoptados pelo grupo de Andy Warhol, sediado na célebre Factory, que os tornaram uma banda de culto e uma “cause célèbre”.


Apesar de ter abandonado os V.U. em 1968, e de ter participado em apenas dois álbuns, Cale começa aqui o seu impressionante trajecto como compositor, e como instrumentista multifacetado, tocando viola, baixo, piano e órgão.

A carreira a solo de Cale não tem sido menos profícua: destacam-se os clássicos “Paris 1919”, de 1973, o despojado “Music For A New Society”, de 1982, “Words for the Dying”, de 1989, em que musica poemas do também galês Dylan Thomas, em conjunto com uma orquestra, “Wrong Way Up”, de 1992, colaboração com Brian Eno, culminando este período fértil com o álbum de homenagem a Warhol, “Songs for Drella”, em parceria com Lou Reed, o que levou a uma breve reunião e digressão europeia com os Velvet Underground, em 1993.


O seu trabalho como produtor só se pode equiparar em termos de qualidade e de experimentação ao de Brian Eno. Além dos grupos já referidos, trabalhou também com a vocalista dos V.U., Nico, com os Happy Mondays, além de colaborações com o músico experimentalista Terry Riley, o malogrado Nick Drake, Siouxsie & The Banshees, Hector Zazou, Suzanne Vega, LCD Soundsystem, etc.


Os seus álbuns mais recentes são os registos de estúdio, “Hobosapiens”, de 2003, e "BlackAcetate”, de 2005, considerados pelas revistas da especialidade como dos melhores dos respectivos anos, e o duplo álbum ao vivo, “Circus Live”, de 2007, uma viagem pela sua carreira a solo e os clássicos dos V.U., como “Femme Fatale”, “Venus in Furs”, “Set me Free”, para além de versões arrojadas de “Pablo Picasso”, dos Modern Lovers e de “Heartbreak Hotel”, de Elvis Presley, faltando apenas a sua mais extraordinária reinterpretação, “Hallelujah”, de Leonard Cohen, músicas que esperamos ouvir neste concerto do 2º aniversário do CAEP.


O ano de 2008 começou muito atarefado para o artista galês, com participações como actor e compositor da banda sonora no filme “Keep it Clean”, e colaborações com diversos artistas, como Dangermouse, além da produção do novo álbum dos Ambulance Ltd, e as gravações no início do ano do seu novo álbum de originais, que poderá porventura apresentar em primeira mão no palco principal do norte Alentejo.


John Cale – teclas, guitarra acústica, samplers e voz

Dustin Boyer – guitarras acústicas e eléctricas e voz

Joe Karnes – baixo acústico e eléctrico, teclas e voz

Michael Jerome - cajon, bateria, percussão e voz

3 comments:

Anónimo disse...

Uma pequena maravilha ver o John Cale numa terra tão agradável como POrtalegre...bem hajam!!

lado_b disse...

aonde é que posso comprar billhetes, é que não sou de portalegre???

CAEP disse...

CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544
mail: geral.caep@cm-portalegre.pt
web: www.cm-portalegre.pt/caep
blog: www.caeportalegre.blogspot.com
MySpace: www.myspace.com/caeportalegre