Ensemble Contemporâneus
A História do Soldado































Qua. 01 de Outubro
Dia Mundial da Música
Grande Auditório
Início 21.30h
Preço único 2€
M/4 anos

O Ensemble Contemporâneus é uma orquestra de câmara formada por 15 músicos (2 violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, percussão e piano), podendo contudo ser reforçada com outros elementos para a interpretação do seu repertório que se centra nos compositores do séc. XX e XXI. Fundado em 2003 por um grupo de jovens alunos da licenciatura em música da Universidade de Évora, desde a sua fundação estreou nas suas temporadas musicais obras de diversos compositores portugueses e estrangeiros dos quais destacamos Rogério Medeiros, Christopher Bochmann, Tiago Cutileiro, Ricardo Guerreiro, João Nascimento, Nuno Leal, Sérgio Azevedo, Bruno Soeiro, Gonçalo Lourenço, Djalmas Farias, Lindembergue Cardoso, Heitor Villa Lobos, David Heuser, Edgar Varése, Roberto Pérez, entre outros.
“A História do Soldado” é uma obra feita dentro do género musíco-teatral para 7 instrumentos (violino, contrabaixo, clarinete/fagote, cornetim, trombone e percussão), com 3 actores e dançarinos.
Foi composta em 1918 aquando da estadia de Stravinsky na Suíça, com a ajuda do libretista Charles Ferdinand Ramuz (1878-1947).
“A História do Soldado” é uma reformulação do mito de Fausto, cuja atmosfera remete para o universo dos cabarets, para o jazz e o swing

0 comments: