Francisco Ceia
O Encanto do pó
























Sex. 03 de Outubro
Grande Auditório
Início 21.30h
Preço único 10€
M/4 anos

Natural de Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros...
Em 1976 frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora. Permanece nesta Companhia até final de 1979.
Durante aquele ano, e fruto da dinâmica do corpo directivo da Associação “O Semeador”- Grupo de Trabalho e Acção Cultural, é convidado para regressar a Portalegre, com o objectivo de criar uma Escola de Teatro, no seio do grupo de amadores daquela entidade. Propôs um desafio diferente: - A criação de uma Companhia de Teatro Profissional em Portalegre. Aprovado o repto, lançada a semente… iniciados os trabalhos… estreia o seu primeiro espectáculo “Jorge Dandin” de Moliére dia 27 de Março de 1980.
Inicia nos anos 80 uma carreira como compositor e intérprete musical, com a edição do seu primeiro disco, "Foi no Monte é no Monte ", tendo também dado voz à banda sonora original da série de T.V. "As Aventuras de Tom Sawyer" (R.T.P.), também editada em disco.
Seguiu-se a isso a participação em vários programas de televisão, espectáculos ao vivo pelo país e estrangeiro (França, Holanda, Espanha, Rússia, Uzbequistão, Canadá e Bélgica),
Dos seus discos seguintes na década de 80 destacam-se "Cava dor", "Alcatruz", "Voo Andando" e "Entre a Cal e o Sol".
Em 1990, o disco "Bicicleta Cor-de-Rosa" deixa antever uma certa vontade de voltar às raízes, ao Alentejo. Antes, a convite da RTP, é o pivô de uma série de 12 episódios, "A casa do Mocho Sábio", onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa.
No início dos anos 90 edita os cd’s "Lendas e Romances", com textos da tradição oral, recolhidos no Alentejo, e em 1997 participa em Cáceres no Festival Internacional de World Music, "WOMAD".
Em 1999 participou no 36º Festival R.T.P. da Canção, seguindo-se no mesmo ano o álbum "Fado Singelo".
Nos últimos anos, destacam-se os trabalhos "Caderno de Afectos", com poemas de José Régio, "Sandálias de Vento", com a poesia de Fernando Namora, "Nas Tardes", musicando o poeta António Sardinha, "Asa de Luz", com poesias de Maria Rosa Colaço e "Virado para a Serra", com textos de Vergílio Ferreira.
Francisco Ceia está actualmente a preparar um novo álbum de originais.

0 comments: