In-Canto de Luísa Amaro





















Sáb. 04 de Outubro
Concerto de Guitarras com Percussão e Dança Oriental
Grande Auditório
Início 21.30h
Preço único 5€
M/4 anos

Luisa Amaro - Guitarra portuguesa
António Eustáquio - Guitolão
Baltazar Molina - Percussão oriental
Gonçalo Lopes - Clarinete
Rita Fontes - Dança oriental

Luisa Amaro é a primeira mulher a gravar em guitarra portuguesa, editando em 2004 o CD “Canção para Carlos Paredes”, iniciando assim um percurso corajoso de uma mulher enamorada por um instrumento até então masculino.
Amaro continua actualmente o seu traba­­lho­ na procura de novos caminhos para a guitarra portuguesa, tendo criado o projecto IN-CANTO, para guitarra portuguesa e para um novo instrumento português – o guitolão (que teve origem numa sugestão que Carlos Paredes apresentou ao construtor Gilberto Grácio e que este concretizou passados alguns anos).
Este som absolutamente português e único cruza-se com outros sons, juntando-se à percussão árabe, descobrindo novos timbres e envolvêreis musicais, ilustradas e interpretadas por uma outra arte ancestral: a dança oriental.
Para tal, foram convidados Baltazar Molina, um estudioso em percussão oriental, Gonçalo Lopes, clarinetista com vasto repertório de música oriental e Rita Fontes, bailarina de dança oriental, criando um espectáculo onde a sonoridade portuguesa se funde com os ambientes orientais.
Um projecto pioneiro, que rompe uma vez mais com a exclusiva ligação da guitarra portuguesa ao Fado e ao masculino. Neste espectáculo, o apelo à sensibilidade, à espi­ritualidade e à transcendência musical marcam presença.

0 comments: