Encores Fado






















Sáb. 14 Fevereiro

Grande Auditório
Início 21.30h
Preço único 6€
M/4 anos

O projecto "Encores Fado" nasce do encontro entre o guitarrista Custódio Castelo e a cantora Margarida Guerreiro. Inicialmente apenas pensado para concertos, o sucesso, quer em Portugal quer no estrangeiro, rapidamente levou os seus mentores à mudança de planos e ao desejo de passar o projecto a disco. É o que agora acontece com este "Livre", primeiro de três discos a conhecer edição.

Neste álbum, de pendor intimista, tudo se concebe em torno da Guitarra Portuguesa, resultando numa visão contemporânea um pouco diferente da tradicional abordagem ao fado. Próximo, aqui e ali, da música popular portuguesa, pontuam ainda neste disco outras tonalidades musicais, como por exemplo o jazz ou a música clássica.

É desta «mistura fina» que resultam fados soberbos, mais corporizados na voluptuosa e sensual voz de Margarida Guerreiro, cujo timbre e postura cruzam heranças e tradições várias, desbravando fronteiras, abrindo novos caminhos, transportando na sua voz a herança fadista das gentes das nossas terras a outros e novos patamares. A acompanhar as melodias, a mais-valia da poesia portuguesa/ou em português, vestida em composições a que emprestam nome poetas maiores como Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira, Cecília Meireles, Pedro Homem de Mello, Amália Rodrigues, Jorge Fernando, José Luís Gordo, Mário Rainho, Alberto Janes, entre outros.

A "Livre", álbum registado em concerto na Igreja da Misericórdia em Montemor-o-Novo, seguir-se-ão “Inédito”, segundo Custódio Castelo, «um trabalho um pouco diferente e mais arrojado, embora no qual a poesia portuguesa continuará a presidir como mote, revisitando poetas como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Vasco de Lima Couto, Pedro Homem de Mello, Manuel Alegre, entre outros.»

1 comments:

Anónimo disse...

Parabens por selecionarem e agendarem o encore fado.
Dia 14 sera um dia especial para Portalegre e para nos de Matosinhos!
Ate la e boa musica.