The Fish
Portalegre JazzFest 2010
























Sex. 26 de Fevereiro

Café-concerto
Início 23.30h
Preço único 3 euros
Livre-trânsito 28 euros
M/4 anos


Jean Luc Guionnet
– Saxofone Alto
Benjamin Duboc – Contrabaixo
Edward Perraud – Bateria

Em estreia nacional no nosso país, a música dos The Fish é claramente free jazz, sem meias palavras, por mais que o termo assuste alguns. Este free jazz deve-se entender como uma estrutura e não como uma tradição, é música livre da sua própria tradição, um exemplo de como se pode fazer muito mais que invocar o passado.

Os seus concertos deixam o público a ofegar, num extâse total. Os The Fish são um grupo raro no panorama do jazz europeu, pela organicidade e crueza da sua abordagem menos virada para a mente e mais para o coração.
O primeiro impacto chega-nos pelo som brutal, depois pelo ritmo e pelas dinâmicas que utilizam na música.

Jean-Luc Guionnet é desde há uns anos a esta parte um dos mais importantes instigadores do novo jazz francês, através do seu saxofone, seja ele mais proximo do free jazz (os The Fish) ou da nova corrente reducionista (os Hubbub), ou dos discos que passa no seu programa de rádio.

Edward Perraud começou por ser um músico auto-didacta. Estudou depois no IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique) e no Conservatório de Paris. Foi também aluno de Daniel Humair e a sua obsessão pela música leva-o a utilizar várias abordagens musicais, especialmente no campo do jazz e da música improvisada.

Benjamin Duboc é uma voz muito forte no contrabaixo em França dos ultimos anos. Estudou com Jean-François Jenny-Clark e com Bernard Cazauran e tocou com nomes como Ernest Dawkins, Roy Campbell, Sunny Murray, John Betsch, Tom Chant, Jack Wright e com Henry Grimes fez um dueto de contrabaixos memorável em Paris.
Compôe também música electroacústica para cinema, dança e teatro.

0 comments: