Pocketbook of Lightning with Tom Chant
Portalegre JazzFest 2010





















Sex. 19 de Fevereiro

Café-concerto
Início 23.30h
Preço único 3 euros
Livre-trânsito 28 euros
M/4 anos

Nuno Rebelo
– Guitarra Eléctrica e Objectos Amplificados
Marco Franco – Bateria e Electrónica
Tom Chant – Saxofone e Clarinete (músico convidado)

“Pocketbook of Lightning”, o duo de Nuno Rebelo e Marco Franco (neste concerto com a colaboração especial de Tom Chant, uma estreia nacional), foi apenas recentemente baptizado com este nome, mas Rebelo e Franco já tocam juntos desde 1994, com músicos convidados tais como Kato Hideki, Shelley Hirsch, Audrey Chen, John Bisset, Carlos Zíngaro, Damo Suzuki (ex-vocalista dos Can), Massimo Pupillo, etc.

Nuno Rebelo, conceituado guitarrista, distinguiu-se nos anos 80 como mentor do grupo Mler Ife Dada. Nos anos 90, distanciou-se do pop-rock e formou os “Plopoplot Pot”, um grupo instrumental enraizado no hard rock e free jazz. Desde aí, Rebelo tem mantido uma intensa colaboração com realizadores de cinema, encenadores e coreógrafos, leccionando workshops de improvisação e de técnicas experimentais para guitarra.

Marco Franco, percussionista, iniciou o seu percurso musical como baterista de vários grupos de rock hardcore no final dos anos 80. Nos anos 90, interessou-se pelas músicas experimentais e pelo jazz, tendo tocado com os músicos acima mencionados e também com Chris Speed, Jim Black, bem como com os nomes mais significativos da cena improvisada portuguesa. Compositor e coreógrafo, foi membro do quarteto de baterias “TimTim por TimTum”, baterista de Maria João/Mário Laginha, Rui Caetano Trio, etc. Actualmente, dirige o seu próprio projecto, os Mikado Lab.

Tom Chant é um músico irlandês, inspirado na sua adolescência pelo free jazz e composições modernas, com uma carreira extensa, sendo actualmente membro dos influentes Cinematic Orchestra, grupo com os qual gravou o clássico álbum "Man with a Movie Camera", entre outros, e do Eddie Prévost Trio, destacando-se ainda colaborações com os portugueses Telectu, Gerry Hemingway, Jason Swinscoe, Bernard Purdey, Fontella Bass, Sunny Murray, Toshimaru Nakamura, Ben Drew, entre outros.

0 comments: