Tony Malaby's Apparitions Quartet
Portalegre JazzFest 2010





















Sáb. 27 de Fevereiro

Grande auditório
Início 21.30h
Preço único 8 euros
Livre-trânsito 28 euros
M/4 anos

Tony Malaby – Saxofone Tenor e Soprano
Drew Gress – Contrabaixo
John Hollenbeck – Bateria, Percussão, Vibrafone e Melódica
Tom Rainey - Bateria

Já não será uma surpresa, mas ainda assim, chega o aviso: o novo trabalho dos Apparitions, de Tony Malaby, em estreia nacional, sob o título "Voladores" (Clean Feed), é uma obra-prima, contendo a melhor música que o saxofonista já colocou em disco. Ao segundo álbum, depois de "Apparitions", o projecto com duas baterias do músico de Nova Iorque aprimorou-se e está na sua melhor forma.

Michael Sarin foi substituído por John Hollenbeck, que acrescenta o vibrafone e até a melódica à sua bateria, mas se estes novos recursos abriram a paleta tímbrica do grupo, o principal motivo que explica esta extraordinária música não é a mudança de instrumentistas, mas sim a conquistada maturidade da fórmula utilizada, das ideias em jogo e da maneira como todos tocam – Malaby está no topo das suas capacidades, o contrabaixista Drew Gress deixa-nos de queixo caído, Tom Rainey tornou-se numa figura incontornável na arte de utilizar duas baquetas e Hollenbeck encaixa na banda como se sempre tivesse feito parte dela.

"Estarmos rodeados por todos estes sons e podermos mergulhar neles, é como estar num confortável sofá, ou tomar um banho de água quente", referiu Tony Malaby sobre a oportunidade de ter dois bateristas por detrás de si. “Coltrane fê-lo com Elvin Jones e Rashied Ali para conseguir esse mesmo efeito, e agora é a nossa vez de termos o privilégio de sentir o mesmo”.

0 comments: