Toral/Nakatani Duo
Portalegre JazzFest 2010
















Sáb. 27 de Fevereiro

Café-concerto
Início 23.30h
Preço único 3 euros
Livre-trânsito 28 euros
M/4 anos


Tatsuya Nakatani - Percussão
Rafael Toral - instrumentos electrónicos


O JazzFest e o CAEP irão receber a primeira apresentação nacional do duo Toral/Nakatani, estreado em Filadélfia em Maio de 2009. Tatsuya Nakatani e Rafael Toral são dois músicos profundamente diferentes, mas com uma preocupação comum com o espaço. A riqueza da paleta sonora e a precisão do ataque de Nakatani, por um lado, e a clareza do fraseado abstracto na electrónica de Toral, por outro, completam-se num equilíbrio perfeito e surpreendente.

Tatsuya Nakatani é um percussionista japonês, prolífico e inovador, que cria os seus próprios instrumentos, além de utilizar gongos, címbalos, objectos de metal, campainhas, etc, de forma a criar um som intenso e orgânico, que desafia categorias e géneros. A sua música é baseada no free jazz, rock e noise, mantendo ao mesmo tempo o sentido de espaço e a beleza que se encontram na música tradicional japonesa. Nakatani é também criador de atmosferas sonoras para cinema e televisão, além de leccionar “masterclasses” e “workshops” de jazz em universidades e dirigir o seu estúdio e editora musical.

Rafael Toral é um músico e artista que se notabilizou pelo trabalho com guitarra e electrónica, tendo sido considerado nos anos 90 pelo jornal Chicago Reader, “um dos guitarristas mais dotados e inovadores da década". Colaborou com artistas de nomeada, como John Zorn, Jim O'Rourke, Alvin Lucier, Christian Marclay e Evan Parker, mantendo uma importante e duradoura relação de trabalho com Sei Miguel.

"Em 2004 lança o "Space Program", uma pesquisa de longo curso sobre performance, silêncio, disciplina e estruturação de discurso musical com instrumentos electrónicos experimentais, numa abordagem marcada pelo valor da expressão física do corpo. Traçando uma linha de trabalho sem precedentes conhecidos, estabelce a "música electrónica pós-free jazz" como campo de acção."

0 comments: