RED TRIO e John Butcher





















Qui. 08 Abril
Jazz
Pequeno Auditório
Inicio 22.00h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

Rodrigo Pinheiro – piano
Hernâni Faustino – contrabaixo
Gabriel Ferrandinni – bateria
John Butcher – saxofones tenor e soprano

O RED Trio foi formado em 2007 e é constituído por Rodrigo Pinheiro no piano, Hernâni Faustino no contrabaixo e Gabriel Ferrandini na bateria, todos eles destacados elementos da nova geração de músicos da cena portuguesa de improvisação livre. Partindo do trio de piano do Jazz, uma das formações mais exploradas na história do Jazz, o RED Trio afasta-se deste paradigma colocando no mesmo plano de importância sonora todos os instrumentos que o constituem, todos eles tendo uma participação forte no som do grupo. É das intersecções, confluência, perturbações e utilização de técnicas extensivas que surge o discurso único do grupo: uma gama dinâmica que parte do quase silêncio até descargas de energia sónica plenas de violência.

Butcher é um dos mais conceituados músicos da actualidade a mover-se na área da nova música improvisada. Natural de Brighton, Inglaterra, iniciou a sua actividade musical na década de 70 do século passado. Butcher possui uma linguagem muito pessoal e original que o distingue de todos os instrumentistas de sopro. Tendo começado como pianista e no Jazz mainstream (tendo inclusive ganho um prémio da BBC), mudou mais tarde para idiomas mais livres e passou a adoptar o saxofone (tenor e soprano) como instrumento de eleição. É um explorador obsessivo e meticuloso das sonoridades do saxofone, fazendo uso de técnicas extensivas como a produção de multifónicos, de que é especialista. Faz também a manipulação em tempo real do som produzido pelo saxofone através da electrónica.

Extremamente activo na última década, além de cultivar a improvisação a solo, tem colaborado com nomes importantes da música improvisada como Otomo Yoshihida, Derek Bailey, Gerry Hemingway, Eddie Prévost, John Edwards, Phil Minton, Sten Sandell, Paal Nilssen-Love, entre outros.

0 comments: