Local Geographic - rui horta





















Sáb. 03 Julho
Dança
Grande Auditório - palco
Inicio 22.00
Preço Único 3 euros
M/12 anos

Uma obra sobre a importância de perder-se. De fazer da perda um método, sobretudo quando a experiência de vida tende a tornra-se um peso que nos leva a não arriscar. A perda, então, como um método.

Tinha-me habituado, a todas as semanas, pegar na minha bicicleta e descobrir um novo trilho e uma nova paisagem. Habitualmente, partia de manhã cedo e regressava antes do meu dia verdadeiramente começar. Era como que um prólogo para uma rotina anunciada. Às vezes perdia-me...

Há quem vá para a Namíbia ou para o Tibete para perder-se (e, com isso gaste imenso dinheiro...). E há quem se perca ao virar da esquina, quase à porta de casa. Para qualquer criador a dúvida, a perda e o risco são a matéria mesma da construção da obra, com o qual convivem no dia-a-dia: a investigação, a experimentação.

De algum modo, das três obras que crirei para o CCB, enquanto artista associado nesta temporada, esta é a mais narrativa e também a mais pessoal. Um discurso sobre a busca da identidade, nos antípodas do plausível, na fronteira da ironia. Só podia ser feita por mim e para mim mesmo ou para um intérprete com o qual tenho partilhado um sem número de aventuras criativas ao longo de dezoito anos, Anton Skrzypiciel. Actor/ bailarino/ intérprete multifacetado, um homem de tal modo curioso perante a vida que nunca coseguiu amarrar a âncora do seu barco em nenhum porto de abrigo, um protagonista essencial nos mais imprtantes trabalhos que eu realizei.

Esta obra é igualmente uma obra acompanhada dos meus cúmplices habituais, o compositor Tiago Cerqueira, o actor/ encenador Tiago Rodrigues e o designer de multimédia Guilherme Martins.

Rui Horta

Ficha Técnica:

Direcção | Coreografia | Luzes | Conceito Visual: Rui Horta
Música original: Tiago Cerqueira
Textos: Rui Horta, Anton Skrzypiciel e Tiago Rodrigues
Interpretação: Anton Skrzypiciel
Vídeo: Guilherme Martins
Adereços: Ricardo Mata
Apoio Dramatúrgico: Tiago Rodrigues
Direcção Técnica: Nuno Borda de Água
Produção: Ana Carina Paulino

0 comments: