Jonas Kullhammar Quartet
Portalegre JazzFest 2011 – 9ª Edição




















Sáb. 26 Fevereiro – Jonas Kullhammar Quartet
Portalegre JazzFest 2011 – 9ª Edição
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 8 euros, com oferta de 1 CD
Livre-trânsito 30 euros, com oferta de 4 CD’s
M/4 anos

Jonas Kullhammar - saxofone tenor
Torbjörn Gulz - piano
Torbjörn Zetterberg - contrabaixo
Jonas Holgersson – bateria

Jonas Kullhammar passou através da cena do jazz sueco como um redemoinho proverbial. Em 2000, lançou o seu registo de estreia, "Salut" em edição de autor. Com esse disco, ganhou o prémio “Jazz Cat” na rádio Suéca, como estreante do ano. Seguiu-se "The Soul of Jonas Kullhammar", produzido na mesma base. O seu terceiro CD, "Plays Loud for the People", recebeu críticas positivas, uma nomeação para o “Grammy” sueco, além do prémio "Django D'or".
Em 2005, lançou o seu quarto álbum, "Snake City North", uma colaboração com a Norrbotten Big Band.
Em 2010, o quarteto editou o disco "Från och med Herr Jonas Kullhammar", que significa "De e com o Sr. Jonas Kullhammar", um jazz muito acente na tradição do hard bop, mas involto num humor irresistível.
Todos os discos deste quarteto revelam-nos um jovem e surpreendente saxofonista, muito energético mas ao mesmo tempo um músico e compositor completo. Poderá mesmo ser comparado a Sonny Rollins, um dos gigantes do jazz, de quem Jonas bebeu o mesmo fluído ritmicamente forte e espiritual.
Kullhammar já toucou um pouco por todo o mundo, em países como os E.U.A., Canadá, México, e em toda a Europa, com artistas como Ron Blake, The Soundtrack of Our Lives, The (International) Noise Conspiracy, Rick Rubin, Steve Reid, Fredrik, Paal Nilssen-Love, Marcus Strickland e muitos mais.

0 comments: