Shadow Play





















Sex. 28 Maio
Teatro
Grande Auditório
Inicio 21.30
Entrada Livre
M/16 anos

Concebido a partir de improvisações e de memórias pessoais dos intérpretes, baseado num trabalho de pesquisa sobre as pessoas às portas da morte, sobre a velhice e o silêncio. O resultado foi a criação de uma família que destila memórias como se passeasse por um álbum de fotografias. Este insólito quarteto familiar aborda assuntos como a velhice, o fim do amor, a inveja, o suicídio, a perversão sexual, a doença, a asfixia do núcleo familiar e a impossibilidade de o superar, numa atmosfera coloquial dominada pelo humor cáustico e negro.
A singularidade da proposta está ainda nas momentâneas desmontagens desta ficção, através de um Jogo Sombra que cria um dispositivo teatro dentro do teatro, em que o grupo de actores joga entre o real e a ficção, tomando o público como seu interlocutor.

Quando as sombras encobrem o espírito e tolhem a razão e o discernimento pode haver motivo para uma reflexão, ou até para a criação estética. Este foi o ponto de partida do Projecto Ruínas (...) para chegar ao espectáculo “Shadow Play”. Um exercício para o espírito, um desafio para a inteligência. Este trabalho resultou de uma residência artística e teve um aturado trabalho de depuração ao nível do texto. De um todo de improvisações resultaram cinquenta e oito minutos de cenas e contracenas à espera do lanche por volta das cinco da tarde. O alimento para o corpo acabou por não aparecer. O plano das sensações foi ultrapassado pelo plano inteligível e este espectáculo revelou-se como um portentoso alimento para o espírito. O caminho para o inteligível. Como a partir da ficção se pode alcançar a Verdade.

Ana Cristina Oliveira (in Jornal do Algarve, 9 Out. 2008)

Encenação: Francisco Campos | Texto e interpretação: Maila Dimas, Susana Nunes, Carlos Marques e Francisco Campos | Cenografia: Sara M. Graça | Figurinos: Andreia Rocha | Desenho Luz: Nuno Patinho | Operação Técnica: Tiago Néo | Design Gráfico: Miguel Rocha Projecto financiado: Direcção Geral das Artes Produção Projecto Ruínas em co-produção com O Espaço do Tempo; AL-MaSRAH Teatro; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo Apoio: Fundação Eugénio de Almeida; BAAL 17 – Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo; DeVIR/CAPA