Quinteto de Cordas do Ensemble Contemporaneus


















Sáb. 11 de Junho – Quinteto de Cordas do Ensemble Contemporaneus
Música Europeia para Cordas
Música Clássica / Contemporânea
Pequeno Auditório
Inicio 22.00h
Preço Único 3 euros
M/4 anos

O recital preparado pelo Quinteto de Cordas, é a continuação de uma programação que se centra na interpretação de obras de compositores europeus para esta formação da música de câmara. Nesta temporada, far-se-á uma incursão pela música da Boémia (República Checa), através da obra de Antonín Dvořák.

Dvořák é um dos mais importantes compositores do final do século XIX. A sua obra reflecte de forma indelével o espírito da sua pátria, tendo sido ao longo da vida um acérrimo defensor dos direitos do povo checo.

Neste concerto, iremos escutar duas das suas obras mais marcantes para música de câmara: “Quinteto para Cordas em Sol Maior Op. 77” e “Drobnosti (Miniaturas) para dois Violinos e Viola Op.75a”.

Dvořák submeteu a primeira peça, composta no ano de 1875, a um concurso de composição sob o título de “O Meu Povo”. A estreia foi realizada a 18 de Março desse mesmo ano. Inicialmente, continha cinco movimentos, mas após a estreia, Dvořák decidiu retirar um dos movimentos (intermezzo).

A segunda peça surgiu de uma outra, intitulada “Terzetto”, que Dvořák compôs para o violinista amador Josef Kruis, que a considerou demasiado difícil para as suas capacidades técnicas, tendo então Dvořák procedido a significativas alterações que viriam a resultar na criação de “Drobnosti” .

0 comments: