Ópera Cosí Fan Tutte




























Sex. 16 Setembro - Ópera "Cosí Fan Tutte"
Ópera
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 10 euros
M/4 anos

De Wolfgang Amadeus Mozart
Por ENSEMBLE CONTEMPORÂNEUS

Esta ópera buffa de Mozart vem da melhor tradição italiana. Data de 1790 com libreto de Lorenzo da Ponte, tendo sido comissionada pelo Imperador Josef II, a estreia ocorreu em Viena no Burgtheater sob direcção musical do próprio compositor. Esta ópera em dois actos sublinha as tensões sociais entre as várias classes jogando com questões de ordem moral.

Breve resumo do libreto:
Ferrando e Guglielo, dois jovens oficiais, convictos da fidelidade das suas noivas, Dorabella e Fiordiligi, aceitam o repto proposto por um velho amigo, Don Alfonso, e com a ajuda de Despina, a empregada doméstica, de colocarem à prova a fidelidade das suas noivas, dizendo que não são de confiança tal como todas as mulheres. Simulando a ida para a guerra, regressam depois com disfarces, para que cada um faça a corte à noiva do outro. Logo o jogo se converterá em algo mais sério, surgindo novos pares. Provada a traição amorosa, no final, as duas mulheres tornam-se as enganadas.

peixe:avião


















Sex. 30 Setembro – peixe:avião
Pop/Rock
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

Formada no verão de 2007, esta banda de Braga conseguiu captar rapidamente a atenção de um público considerável para um projecto estreante, através da internet, no myspace e nos seus primeiros concertos. De regresso ao CAEP, os peixe:avião vem apresentar o segundo álbum de originais, “Madrugada”, lançado em 2010.

Espectáculo Adiado - Compositores Portugueses

















Espectáculo Adiado, data a confirmar, por motivos de doença de um dos membros do Ensemble
Sáb. 01 Outubro – "Compositores Portugueses"
pelo Ensemble Contemporaneus

Para celebrar o Dia Mundial da Música o Ensemble Contemporaneus escolheu um programa com obras de compositores portugueses contemporâneos de diferentes estéticas musicais.

Solistas do Ensemble Contemporaneus:
Flauta – Solange Silva
Piano – Vera Batista
Viola – David Montes
Trombone – Francisco Serôdio
Contrabaixo – Hugo Monteiro

Guitolão World Project















Sáb. 08 Outubro – Guitolão World Project
Músicas do mundo
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5 euros
M/4 anos

Guitolão World Project é a materialização de um conjunto de memórias e de saberes transformados em música. A sonoridade antiga de um instrumento novo, o Guitolão, na companhia do contrabaixo, do Sax Soprano e do Cajón, traz memórias do sul, do seu calor e das suas sonoridades.

António Eustáquio (Guitolão), Victor Miranda (Contrabaixo), Miguel Monteiro (Saxofone Tenor) e Samuel Lupi (Cajón), utilizam a rígida formação superior na execução instrumental virtuosa e criativa. Como resultado, uma viagem às memórias e aos afectos que ainda ecoam nas ruas caiadas de ocre e cal

Rita Redshoes




















Sáb. 15 Outubro – Rita Redshoes
Alternativa / Ambiente / Pop
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10 euros
M/4 anos

Rita Redshoes apresenta no CAEP o seu segundo trabalho de originais “Lights & Darks”, um disco composto por 14 temas e que nos revela uma artista mais madura, desprendida e directa nas suas canções - “Captain Of My Soul”, “Bad Lila” ou “You Should Go”, entre outras, prometem surpreender quem as ouvir ao vivo.

Mão Morta – Pelux in Motion











Sex. 21 Outubro – Mão Morta – Pelux in Motion
Rock
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10 euros
M/4 anos

Ano e meio após a edição de “Pesadelo em Peluche”, os Mão Morta preparam uma digressão com características únicas. Com a sugestiva designação de “Pelux in Motion”, irá pôr os peluches em movimento e encenar improváveis pesadelos protagonizados pelos melhores amigos das crianças, num alinhamento especial, um cenário novo e um espectáculo irrepetível: peluches fofinhos sedentos de acção redentora!

BANDA SINFÓNICA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA



















Sáb. 05 Novembro – BANDA SINFÓNICA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Entrada Livre
M/4 anos

Em 1838, por decreto de D. Maria II, nasceu a Banda da Guarda Municipal que, mais tarde, com a implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras), permitem que a Banda em concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.

José Cid – Voz & Piano


















Sex. 11 Novembro - José Cid – Voz & Piano
Pop
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 15 euros
M/4 anos

Cantor, autor e compositor de culto e com uma longa e respeitada carreira, José Cid é um artista que dispensa apresentações, uma lenda viva da música portuguesa, que soma êxitos atrás de êxitos, conhecidos por todas as gerações.
Os seus concertos são sempre uma grande festa, onde canta os seus temas mais conhecidos e conta algumas histórias da sua vida.

Passeando na História



















Sáb. 12 Novembro – Passeando na História
Grupo Folclórico e Cultural da Boavista
Grande Auditório
Inicio 16.00h
Entrada Livre
M/4 anos

Fundado em 1967, o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista apareceu como uma necessidade absoluta de salvaguarda e divulgação dos usos, costumes e tradições das gentes serranas de São Mamede. O Grupo Folclórico e Cultural da Boavista realiza anualmente um festival de folclore com grupos infantis e juvenis e um festival de folclore com grupos adultos.

David Almeida “Grupe”





















Sáb. 19 Novembro – David Almeida “Grupe”
Ambiente
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

David Almeida, guitarrista nascido em Portalegre, cedo teve a primeira experiência no mundo da música, inicialmente como baixista. Mais tarde, mudou de instrumento para a guitarra, a sua “ferramenta” de eleição. A partir desta mudança, teve inúmeras experiências musicais em vários estilos e com variados músicos.

David Almeida “grupe” é um projecto de vivências, sentimentos e ambientes musicais…

Fanfarra Alfares

















Sex. 25 Novembro – Fanfarra Alfares
Música Tradicional
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

Fanfarra Alfares” é um projecto de raiz eminentemente popular, que pretende ocupar um espaço cada vez mais pertinente: o da canção satírica. Este projecto foi concebido por José Emídio, a que se juntam João Frade, no acordeão, Adriano Alves, no baixo eléctrico, Leonardo Tomich, na bateria e convidados.

Trabalhadores do Comércio - O Louco




















CONCERTO ADIADO
Sáb. 26 Novembro – Trabalhadores do Comércio - "O Louco"

Num formato acústico, a banda Trabalhadores do Comércio faz uma viagem pelos grandes temas da sua carreira, incluindo temas do novo álbum, desta feita em sonoridades e registos diferentes dos originais.
Num formato irreverente, o tema “O Louco” leva-nos para um imaginário teatral…

Béla Bartók - solistas do ensemble
























Sáb. 03 de Dezembro - Béla Bartók - solistas do ensemble

Pelo Ensemble Contemporaneus

Música Clássica / Contemporânea

Pequeno Auditório

Inicio 21.30h
Preço Único 3 euros
M/4 anos

O repertório para música de câmara de Bartók é abundante e diversificado. O “Quinteto para Piano e Cordas” data de 1903/04, e está integrado no período de juventude do compositor, onde se encontram ainda muitas influências de Brahms e de Liszt. A obra “Contrastes”, foi terminada em Setembro de 1938. Nestas duas peças, podemos encontrar características modais e ritmos provenientes do folclore húngaro.