X Portalegre JazzFest - Carlos Bica + João Paulo



Sex. 28 Setembro – Carlos Bica + João Paulo
X Portalegre JazzFest
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Entrada 9 euros (Com direito a 1 CD Clean Feed)
Livre Transito – 25 euros (Com direito a 3 CD’s Clean Feed)
M/4 anos


João Paulo – Piano
Carlos Bica - Contrabaixo

O dueto do contrabaixista Carlos Bica e do pianista João Paulo Esteves da Silva teve um antecedente algo invulgar: o primeiro compôs uma série de peças destinadas à interpretação do segundo, resultando naquele que será, porventura, o disco mais “pianístico” (“White Works”) do insigne teclista que assegura não ter qualquer especial relação com o seu instrumento. Esse mesmo CD anunciava que a colaboração dos dois músicos só podia ter um desenvolvimento mais “completo”, envolvendo também o contrabaixo. Até por isso, é o fator improvisação que pesa mais nesta parceria entre compositores / instrumentistas: para todos os efeitos, a improvisação não é mais do que uma forma de composição.
Afirmou Bill Evans que improvisar é fazer coincidir o tempo da composição com o da execução, ou seja, compor cinco minutos de música em cinco minutos, e não em duas horas ou um mês ou um ano, comentou João Paulo a propósito.

É isso o que nos oferecem: música do momento, seja ela previamente estruturada ou não, beneficiando do pendor lírico e viajante que ambos partilham.

Um dos mais internacionalmente reconhecidos músicos do jazz português, Carlos Bica integra no seu estilo pessoal elementos provenientes da música erudita, da Pop e da Folk, como está bem patente na discografia do seu grupo com Frank Mobus e Jim Black, “Azul”. Estudou na Academia dos Amadores de Música, nos Cursos de Música do Estoril e na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha. Foi membro da Orquestra de Câmara de Lisboa, assim como da Bach Kammerorchester e da Wernecker Kammerorchester. Colaborou com Maria João e trabalhou na área da música popular portuguesa (MPP) com Carlos do Carmo, José Mário Branco, Janita Salomé e Camané. Teve oportunidade de tocar com Kenny Wheeler, Ray Anderson, Aki Takase, Alexander von Schlippenbach, Lee Konitz, Albert Mangelsdorf, Matthias Schubert, Paolo Fresu, Steve Arguelles, John Ruocco e muitos outros.

Capaz das mais complexas e imprevisíveis improvisações a partir de simples células melódicas, como uma canção tradicional de embalar ou um tema sefardita, João Paulo Esteves da Silva fez os seus estudos musicais na Academia de Santa Cecília, no Conservatório Nacional, onde tirou o diploma do Curso Superior de Piano com a classificação máxima, e no Conservatório de Rueil-Malmaison, aí obtendo as mais altas distinções - Médaille d' Or, Prix Jacques Dupont, Prix d' Excellence e Prix de Perfectionement. Se tal parecia anunciar uma carreira na música clássica, era já ao jazz que se dedicava em jovem com o grupo Quinto Crescente, desenvolvendo também atividade nos domínios da MPP com Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho. Optou pela improvisação, com parceiros que foram de Tomás Pimentel e Carlos Martins a Paulo Curado e Bruno Pedroso. Claudio Puntin, Samuel Rohrer, Jean-Luc Fillon, Michel Godard e Jarod Cagwin contam-se entre as suas demais colaborações.

0 comments: