X Portalegre JazzFest - Harris Eisenstadt September Trio



Sáb. 29 Setembro – Harris Eisenstadt September Trio 
(Angelica Sanchez + Ellerry Eskelin + Harris Eisenstadt)
X Portalegre JazzFest
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Entrada 9 euros (Com direito a 1 CD Clean Feed)
Livre Transito – 25 euros (Com direito a 3 CD’s Clean Feed)
M/4 anos


Harris Eisenstadt – Bateria
Ellery Eskelin – Saxofone Tenor
Angelica Sanchez - Piano

Com a tradição da bateria jazz bem assimilada, um conhecimento vivido na primeira pessoa dos ritmos da África Ocidental (estudou com percussionistas da Gâmbia, do Gana e do Senegal) e uma visão composicional muito sua, que vai até ao campo da música clássica contemporânea, Harris Eisenstadt tornou-se muito rapidamente num dos mais interessantes, e mais requisitados, músicos da presente cena internacional do jazz.

Capaz de fazer com que a mais complexa estrutura sonora pareça simples, e de forjar padrões polirrítmicos intricados e invulgares como se tal fosse o mais fácil dos empreendimentos, trata-se de alguém que escapa às divisões convencionais entre o que é entendido como “mainstream” e o que se toma como “vanguarda” – a sua música é inovadora, mas está enraizada na história.

O September Trio é o projeto de Eisenstadt com o saxofonista tenor Ellery Eskelin e a pianista Angelica Sanchez, o primeiro já uma estabelecida e notável figura do jazz criativo e ela um especial talento em ascensão de quem se espera muito.
Juntos, propõem uma música plena de detalhes e energia, correspondendo a um conceito sólido. O futuro do jazz começa com eles.
Natural de Toronto, no Canadá, Harris Eisenstadt tornou-se numa figura de referência na cena nova-iorquina do jazz. Notável compositor para além de exímio baterista, integrando, além dos fundamentos rítmicos africanos, as ramificações destes que lhe chegam de Cuba e do resto das Caraíbas, vem colaborando com coreógrafos, poetas e realizadores de cinema. A sua atividade estende-se, ainda, até aos âmbitos da ópera e da música clássica contemporânea. Pelo seu lado, Ellery Eskelin é um dos mais surpreendentes saxofonistas da atualidade, sempre combinando iconoclastia com tradição. Com uma clara preferência pelo formato trio, o seu nome foi projetado pelos Baron Down, de Joey Baron, tendo liderado grupos com, por exemplo, Drew Gress e Phil Haynes e com Joe Daley e Arto Tuncboyaciyan, até encontrar na sua parceria com Andrea Parkins e Jim Black aquela com que mais é identificado. De Angelica Sanchez se pode dizer que é a nova sensação do piano jazz, tendo ganho um estatuto que já a fez emparceirar com músicos como Wadada Leo Smith, Paul Motian, Tim Berne, Mark Dresser e Tony Malaby. São muitas as formações em que a podemos ouvir, sejam dirigidas por ela ou por Kevin Norton, Andrew Drury, Chad Taylor e Matt Bauder, entre outros.

"September Trio tem um poder cumulativo enorme, testemunhando o trabalho de Harris Eisenstadt como orquestrador, seja compondo ou tocando percussão. O trio nunca parece ser um grupo pequeno, mas antes a música soa como um encontro de vozes essenciais"
Stuart Broomer, “The New York City Jazz Record”

0 comments: