X Portalegre JazzFest - Jonas Kullhammar + Espen Aalberg + Torbjorn Zetterberg




Sex e Sáb. 28 e 29 Setembro – Jonas Kullhammar + Espen Aalberg + Torbjorn Zetterberg
X Portalegre JazzFest
Sexta 28 - Praça da República
Sábado 29 - Jardim da Avenida da Liberdade (Tarro)
Início 23.59h
Entrada Livre
M/4 anos


Jonas Kullhammar – Saxofones
Torbjörn Zetterberg – Contrabaixo
Espen Aalberg - Bateria

O formato de saxofone trio (sax + contrabaixo + bateria) remonta aos anos 1950 e ao Hard Bop. Muito especialmente, aos trios de Sonny Rollins, que tiveram esta configuração. Quando qualquer saxofonista tenor está de alguma maneira ligado à herança de John Coltrane, a grande referência de Jonas Kullhammar é o outro protagonista da abordagem “sheets of sound”. Outra influência que podemos reconhecer no músico sueco é a que vem de Charles Brackeen, um dos inventores da “new thing”, da década de 1960.
O seu trio com Torbjorn Zetterberg e Espen Aalberg pode parecer, numa audição superficial, algo “fora de moda”, mas é outra coisa o que está verdadeiramente em questão neste projeto: a autenticidade. Esta música provém de uma tradição muito específica e está totalmente empenhada na sua continuação. Zetterberg e Aalberg percorrem outros caminhos nos seus percursos pessoais, mas neste grupo estão a 100% com Kullhammar no propósito de retirar o hard bop do museu.

Nascido em 1978 e com residência em Ostra Orminge, na Suécia, Jonas Kullhammar frequentou a Södra Latins Musiklinje e esteve apenas um ano na Academia Real de Música de Estocolmo, sendo essencialmente um autodidata. Está envolvido numa grande variedade de projetos, como Nacka Forum, Moserobie Collective, Kullrusk, Jobalites, Sonik Mechatronik Arkestra, Andratx, Jonas Kullhammar Quartet, Jansson/Kullhammar/Nilssen-Love Trio, Fredriksson/Kullhammar/Zetterberg Trio, Hot 5 e Latin Lover Big Band.

Muito influenciado por Charles Mingus e um dos mais interessantes contrabaixistas da Escandinávia, Torbjorn Zetterberg é líder dos Hot 5, membro do Jonas Kullhammar Quartet e colaborador regular de Hilde Marie Kjersem. Partilha a sua dedicação ao jazz com uma atividade enquanto cantautor, sob o pseudónimo de Folke.
Baterista cada vez mais em evidência, Espen Aalberg é o motor rítmico de dois dos mais intrigantes coletivos do Norte da Europa, The Core e Shagma.
"Kullhammar parece arrancar cada som que quer a partir do instrumento. Os temas do álbum permitem a abundância de espaço que parece inspirar o trio inteiro"
Robert Iannapollo, “The New York City Jazz Record”

0 comments: