X Portalegre JazzFest





























O programa dos 10 anos do Festival Internacional de Jazz de Portalegre (Portalegre JazzFest), pretende ir de encontro ao modelo de 2003, ano de arranque do JazzFest, como forma de celebração de uma década de boa música por terras alentejanas.
A grande novidade será a gravação dos concertos que serão realizados no Grande Auditório do CAEP, para posterior edição pela prestigiada editora Clean Feed.

Além dos concertos no Grande Auditório, teremos ainda dois concertos “fora de portas”, na Praça da Republica e no Jardim do Tarro (Isto se as condições atmosféricas o permitirem), indo de encontro ao que aconteceu nas primeiras edições do Festival, em que os concertos “afterhours” ocorriam em diferentes espaços da cidade (Café Alentejano, Café Central, Salão de Chã).
Desta forma, pretende levar-se este género musical para locais onde não é frequente ouvi-lo, celebrando assim a festa do Jazz por toda a Portalegre

Para iniciar o JazzFest, na quinta, 27 de Setembro, subirão ao Grande Auditório do CAEP os Lama, projeto português que contará com um convidado especial, Chris Speed, saxofonista e clarinetista norte-americano, num concerto que se espera bastante dinâmico. No espaço do café-concerto, o “afterhours” será dedicado à Clean Feed DJ Party, que o ano passado alcançou grande sucesso, com uma mescla de décadas e géneros musicais, primando pela qualidade e energia.
Na sexta, 28 de Setembro, será a vez do bem conhecido Carlos Bica, no contrabaixo, acompanhado de João Paulo, em piano, subirem ao palco do CAEP, em formato duo,

Para encerrar o ciclo de concertos no Grande Auditório, no sábado, 29 de Setembro, teremos o Harris Eisenstadt September trio, projeto de Eisenstadt com o saxofonista tenor Ellery Eskelin e a pianista Angelica Sanchez, o primeiro já uma estabelecida e notável figura do jazz criativo e Sanchez um especial talento em ascensão.

Nos espetáculos “afterhours”, iremos de novo contar com o bem-disposto e carismático Jonas Kullhammar, que será desta feita acompanhado por Aspen Aalberg e Torbjorn Zetterberg, em dois concertos que irá decorrer na Praça da Republica e no Jardim da Avenida da Liberdade

Para esta Xª edição do JazzFest, e seguindo a aposta do ano passado, continua a parceria entre o CAEP e a editora Clean Feed, através da oferta de CD’s na compra de entradas para o festival (1 CD por entrada e 3 CD’s pelo Livre Transito), no intuito de promover, divulgar e conquistar novos públicos.
A parceria com a Clean Feed irá este ano ser alargada, numa verdadeira comemoração de 10 anos de JazzFest, já que os concertos de Auditório irão ser gravados para futura edição, com distribuição mundial.

Para além destas novidades, irão manter-se as tradicionais Feiras do Disco (responsabilidade da Clean Feed/Trem Azul) e a Mostra de produtos regionais, no Foyer do CAEP.

Joaquim Ribeiro

0 comments: