Wraygunn “L’Art Brut”




















Sáb. 14 Abril – Wraygunn

Blues / Rock / Soul
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço Único 10 euros
M/12 anos

2012 marca o regresso dos Wraygunn aos discos, depois de um intervalo maior do que o habitual, devido ao facto de Paulo Furtado ter estado a trabalhar na obra-prima de Legendary Tigerman: “Femina”.
“L’Art Brut” retoma o caminho dos anteriores discos dos Wraygunn: a constante renovação do legado do Rock’n’Roll através da exploração da sua relação com a mais profunda música negra norte-americana, numa atitude que, sem nunca ser revivalista, bebe no passado para apontar o futuro, e da qual resulta um som próprio embora universal, intemporal e perfeitamente identificável.

É Como Diz o Outro (com Bruno Nogueira e Miguel Guilhreme)
















Sáb. 21 Abril – É Como Diz o Outro

(com Bruno Nogueira e Miguel Guilhreme)
Teatro
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço Único 12 euros
M/12 anos

"É Como Diz o Outro" é uma comédia que relata o dia-a-dia de dois amigos que trabalham juntos, frente a frente. Entre o trabalho, conversam sobre as suas vidas, aspirações, dúvidas, trocam confidências e discutem sobre temas tão complexos como uma receita de arroz de rodovalho ou a escassez da pedra mármore.
Esta comédia é baseada nos textos escritos e interpretados por Henrique Dias e Frederico Pombares na rubrica com o mesmo nome, emitida no programa “Cinco para a Meia-Noite”, da RTP 2.

Interpretação - Bruno Nogueira e Miguel Guilherme
Textos - Henrique Dias e Frederico Pombares
Encenação - Tiago Guedes
Cenografia - José Pedro Penha
Vídeo e Desenho de Luz - Artica.cc

Semeando…Colhendo


















Sáb. 28 Abril – Semeando…Colhendo

Música Tradicional
Grande Auditório
Inicio 22h
Entrada 3 euros
M/4 anos

Mais um Abril…
O Semeador - Grupo de Cantares de Portalegre renova a sementeira, que acredita, fará germinar a valorização do que de melhor tem uma terra e um povo – o seu património imaterial.
As palavras simples, revestidas dos sons que as emolduravam, voltarão ao CAEP e possibilitarão, certamente, mais um momento… daqueles que engrandecem a Vida.

ONE(HER)MAN SHOW





























 

Sáb. 05 Maio – ONE(HER)MAN SHOW
Stand-up Comedy
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 15 euros
M/12 anos

Os espetáculos de Herman José são como as impressões digitais. Não há dois iguais. O alinhamento é construído ao sabor do ambiente, do público e do momento.
O seu conteúdo baseia-se em mais de trinta anos de carreira, na recuperação de muitas histórias de carreira hilariantes e verídicas (que passam pela imitação de muitos colegas e cantores com quem privou), misturadas com a evocação de algumas personagens de sucesso (José Estebes, Maximiana, Nelo, Serafim Saudade, Tony Silva...), e uma dose quanto baste de “stand-up comedy”, embrulhadas numa forte componente musical.

Os espetáculos ao vivo - depois de um longo interregno exclusivamente dedicado à produção televisiva - voltaram a ser a sua maior paixão. Não é por acaso que as quase duas horas de duração passam a correr, e sabem sempre a pouco.

30º Encontro de Coros de Portalegre


















Sáb. 12 Maio – 30º Encontro de Coros de Portalegre

Música Coral
Grande Auditório
Inicio 16h
Entrada livre, mediante entrega de um pacote de alimentos na entrada da sala do espectáculo, que irão reverter para a Caritas Portalegre
M/4 anos

O Orfeão de Portalegre, instituição ímpar e prestigiada da nossa cidade, com incontáveis atuações em Portugal e no estrangeiro, regressa ao palco do CAEP para comemorar em família a realização do 30º Encontro de Coros, um espetáculo de sons quentes e uma junção das vozes masculinas e femininas que o constituem, com o prazer extra de poder ainda escutar os seus vários grupos convidados.

2º Festival One (wo)man band




























Sex - 18 Maio - Rita Braga / Terry Lee Hale
2º Festival One (wo)man band
Café Concerto
Inicio 23h
Preço único 3 euros
M/12 anos

RITA BRAGA (Folk)
Rita Braga tem um repertório eclético de canções, que vão desde Mozart no ukulele a folk sérvio, polaco e russo, canções de cowboys, jazz e “novelty songs” dos anos 20, ou Bollywood.
Desde 2004, tem realizado numerosos concertos por Portugal, Estados Unidos, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Sérvia e Itália. Mais frequentemente atua a solo na voz e ukulele (instrumento muito portátil criado por portugueses no Havai, em finais do séc. XIX), por vezes juntando guitarra, teclados, dobro, e bases pré gravadas.
Tem colaborado com músicos como Legendary Tigerman, Norberto Lobo, Bernardo Devlin, Nik Phelps (colaborador de Tom Waits), Tiago Albuquerque (Soaked Lamb), etc.
Com Chris Carlone, músico, ator e realizador de Nova Iorque, mantém a dupla Chips and Salsa, desde 2008.
A par da música, Rita Braga tem desenvolvido trabalho nas áreas da ilustração, cinema de animação (desenho e vozes) e composição de bandas sonoras.

TERRY LEE HALE (Alternativo / Folk / Blues)
Nasceu em 1953 em San Antonio, no Texas e desde cedo viajou pelos EUA aprendendo música, escrevendo e fascinando-se com os sons da guitarra. Desde que ouviu "Rock Around The Clock", de Bill Haley, apaixonou-se pelas sonoridades da guitarra e foi aos 14 anos que comprou a sua primeira Stella. O primeiro concerto com a banda The Youngbloods incitou Terry a compor e escrever originais, influenciado pelos sons de blues de John Lee Hooker, pelas atuações de Van Morrison, The Grateful Dead, Hot Tuna, pelos ritmos de Woody Guthrie, Bob Dylan, Skip James, Odetta, Light'ning Hopkins, Blind Blake e, o seu favorito, Reverend Gary Davis, contando na sua longa carreira já com 12 álbuns editados na Europa.
Em meados dos anos 80, na altura a viver na quente e inspiradora Seattle, Hale começou a ser convidado para abrir concertos de bandas locais como Walkabouts, Screaming Trees, Soundgarden, Danger Bunny ou Faith No More.
Desde 1993 que se rendeu à paisagem e vinhos tintos europeus e vive nos arredores de Paris, em França.


Sáb. 19 Maio - Emmy Curl / Nicotine’s Orchestra / Zoe Boekbinder
2º Festival One (wo)man band
Café Concerto
Inicio 23h
Preço único 3 euros
M/12 anos

EMMY CURL (Acústico)
Cantautora e compositora, Emmy Curl é um dos pseudónimos de Catarina Miranda (com outros alter-egos, tais como Emilia Caracol, Catrain ou Cherry Sparks), nascida em Vila Real, em 1990. Depois de divulgar a sua música no Myspace, começou a dar concertos a solo um pouco por todo o país, ao mesmo tempo que também ia colaborando em projetos com outros artistas, nomeadamente com Rouge, Deep-her, Contarolando, Frankie Chavez e Quarteto de Bolso.
Depois de fazer a primeira parte dos Eels,
no Coliseu de Lisboa, em 2010, gravou o seu primeiro EP, “Birds Among The Lines”. Na opinião da crítica, “um manifesto de pop intimista mas com bem-vindos traços de extravagância”, com “canções acústicas dotadas de imaginação nos arranjos e delicadeza na voz”.
Marília Lopes

NICOTINE’S ORCHESTRA (Psicadélico / Soul)
Maestro Nick Nicotine IV nasceu no deserto da Margem Sul a 16 de Agosto de 1977 e para além de ser o frontman dos Act-Ups, The Ballyhoos e Los Santeros, é simultaneamente o mentor do Festival Barreiro Rocks, compositor de bandas sonoras para filmes de animação e, desde 2000, presidente da editora Hey, Pachuco!
A Nicotine’s Orchestra é uma one-man-band, onde Nick é o baterista, vocalista, teclista, guitarrista e animador de serviço.

“Um concerto da Nicotine´s Orchestra é uma experiência única, uma viagem sem retorno. Este maníaco acredita e faz-nos acreditar no verdadeiro poder do rock’n’roll e (e)leva-nos a uma audiência elitista, onde podemos “tocar” Son House, Big Star, Reverend Gary Davis, Pagans, Dr. Ross, Oblivians, Hank Williams, The Cramps, Hasil Adkins, Gun Club, Tav Falco, Gories.
Johnny Intense

Zoe Boekbinder (Geek Glam Rock)

Zoe Boekbinder nasceu numa manhã de Inverno no quarto de uma casa de quinta castanha em Ontário, no Canadá. A sua carreira começou numa aventura familiar dentro de uma carrinha vermelha, pelas comunidades budistas e rail-parks dos EUA até ao norte da Califórnia.
No Verão de 2004, de visita à família na Califórnia, Zoe e a sua irmã Kim formaram a banda Vermillion Lies, que em 2007 teve um sucesso estrondoso aquando da sua passagem no CAEP. Em 2009, Zoe decidiu editar um álbum a solo, intitulado “Artichoke Perfume”.
Ao longo da sua já longa carreira, tem colaborado com nomes importantes da cena musical americana, tais como Amanda Palmer (vocalista dos Dresden Dolls) e Jason Webley, e sonha poder tocar no futuro com Andrew Bird, Antony, Dolly Parton, Tom Waits ou David Byrne.

Teresa Salgueiro - “O Mistério”




 













Ter. 22 Maio – Teresa Salgueiro
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 15 euros
M/4 anos

Teresa Salgueiro integrou, com apenas 17 anos, o mais famoso grupo português de sempre no estrangeiro, os Madredeus, que entre 1987 e 2007, venderam mais de cinco milhões de discos em todo o mundo.
Em Maio, virá apresentar ao CAEP o seu mais recente álbum, “O Mistério”. O seu percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à música culmina agora na criação de uma oficina de composição, cujas peças nascem do encontro de Teresa Salgueiro com os músicos que escolheu.
E, pela primeira vez, dedica-se à composição das músicas e à escrita das letras de todos os temas, que tratam de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida.
Esta música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco, é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, partilhando com o público a alegria da construção da música e da energia geradas em cada concerto.
erto.

The Last Internationale



 


















Qui. 24 Maio – The Last Internationale
Café Concerto
Inicio 23.59h
Preço único 5 euros
M/12 anos


Os The Last Internationale, de Nova Iorque, destacam-se pelas suas atuações explosivas e imprevisíveis. A sua sonoridade oscila entre o Folk, o Blues, o Rock'n'Roll e até mesmo o Punk.
O resultado de todas estas influências e diferentes formas de composição é um som a que a banda chama de Blues and Boots.
Já foram comparados aos Dead Weather, tanto ao nível do som que apresentam, como pelas imagens que despertam na mente de quem os ouve.
 A digressão que farão por Portugal, de apresentação do álbum "Choose your Killer", será especial para um dos membros da banda, que possui ascendência portuguesa.

Já estão confirmados concertos no Music Box, em Lisboa, no Hard Club do Porto e na Casa das Artes, de Arcos de Valdevez, entre outros.
 No dia 24 de Maio estarão no Centro de Artes, no Café Concerto, onde irão gravar um videoclip ao vivo.

O Lago dos Cisnes


















Sex. 25 Maio – O Lago dos Cisnes

Ballet da Coroa do Teatro de Moscovo
Grande Auditório

Inicio 22h
Plateia 28 euros
Balcão 24 euros
M/12 anos

“O Lago dos Cisnes”, um clássico do bailado mundial, leva-nos, através de uma impressionante coreografia, para um maravilhoso conto de fadas. Nesta história inesquecível, a jovem rainha Odette é vítima do feitiço do terrível bruxo Von Rothbart, que a transforma em cisne e só lhe permite adotar uma forma humana durante a noite. O feitiço acabará apenas quando um homem lhe jurar amor eterno…
Esta obra única é representada pelo
Ballet da Coroa do Teatro de Moscovo, captando a essência, a beleza da história e a harmonia da música eterna de Tchaikovsky, que apresenta mais de 30 artistas em palco.

Luis de Matos| Chaos




















Sáb. 02 Junho – Luis de Matos| Chaos

Ilusionismo
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 12.5 euros
M/4 anos

“Luis de Matos Chaos” é o novo “one man show” do mágico português mais premiado e distinguido de sempre.
Da mesma forma que o bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque, também a presença de cada espectador se reflete em cada representação do seu novo espetáculo. Uma jornada inesquecível, plena de interação e mistério, repleta de feitos inexplicáveis que perdurarão na memória de cada espectador.
Será pois uma experiência mágica sem precedentes, uma coleção de mistérios tornados realidade em cada representação, uma viagem mágica pessoal, intransmissível e memorável. Ilusão ou realidade? A escolha é sua…