DESTAQUE :: 3º Festival 1 MAN band



Pelo 3º ano consecutivo irá decorrer na altura das comemorações do aniversário do CAE Portalegre (7º aniversário) o Festival 1 MAN band, este ano nos dias 24 e 25 de Maio, que contará com 6 artistas de 5 nacionalidades diferentes: Harp Explosion (Croácia) + One Hand Man’s Band (Espanha) + Fast Eddie Nelson (Portugal) no primeiro dia de Festival e Dead Elvis (Disgraceland/Holanda) + One Man Destruction Show (Inglaterra) + Pe7erpanic (Portugal) no segundo dia.
Razões mais que suficientes para nos visitar.

FICAR com Todos


Sex. 5 Abril – FICAR com Todos
Café Concerto
Inicio 22h
Preço único 3 euros
Sócios FICAR entrada livre
M/4 anos


“FICAR com Todos”  é uma iniciativa que pretende juntar num mesmo palco os músicos, bandas, coletivos musicais, amigos e colaboradores da FICAR, e todos aqueles que queiram participar neste 1º Concurso de Música.
A Associação Cultural FICAR, sediada em Portalegre, que agora festeja o seu 1º aniversário, pretende desenvolver atividades de carácter cultural, tanto na vertente tradicional como contemporânea, no sentido da defesa do património imaterial do Alto Alentejo.
Por isso, a cada participante ou grupo de participantes a concurso será entregue uma lista de 5 músicas tradicionais, das quais terão de escolher apenas uma, para apresentar a concurso como versão, independentemente do género musical em que seja apresentada.
O prémio, no valor de 150 euros, reverte para a melhor versão votada pelo júri.
As inscrições para participações estão abertas até 1 de Abril, através do email associacaoculturalficar@gmail.com

Paulo Ribeiro :: No Silêncio das Casas



Sáb. 6 Abril – Paulo Ribeiro - “No Silêncio das Casas”
Música Ligeira
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 3 euros
M/4 anos


Paulo Ribeiro, cantor e compositor natural de Beja, foi fundador do grupo Anonimato, nos anos 90, editando em 2002 o seu primeiro álbum de originais a solo, "Aqui tão Perto do Sol".
Em 2004, fundou em conjunto com António Revez os Eroscópio, projeto musical que desenvolve o seu trabalho em torno da poesia contemporânea portuguesa.
Integra atualmente o grupo Baile Popular e os Mosto, um novo projeto musical que baseia o seu repertório em modas tradicionais do Baixo Alentejo.

“No Silêncio das Casas” é o seu mais recente trabalho a solo, com a participação especial das vozes de Viviane e Zeca Medeiros, Celina da Piedade (Acordeão), Sara Côrte-Real (Coros) e ainda a colaboração de Mário Delgado (Guitarras), Valter Rolo (Piano), José Canha (Contrabaixo) e Jorge Moniz (Bateria e Percussões).

Guitolão World Project


Sáb. 13 Abril – Guitolão World Project 
Músicas do Mundo
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 3 euros
M/4 anos


Guitolão World Project é a materialização de um conjunto de memórias e de saberes transformados em música.
A sonoridade antiga de um instrumento novo, o Guitolão, na companhia do Contrabaixo, do Saxofone soprano e do Cajón, trazem memórias do Sul, do seu calor e das suas sonoridades.

António Eustáquio (Guitolão), Victor Miranda (Contrabaixo), Miguel Monteiro (Saxofone Tenor) e Samuel Lupi (Cajón), utilizam uma rígida formação superior na execução instrumental virtuosa e criativa.
O resultado é uma viagem às memórias e aos afetos que ainda ecoam nas ruas caiadas de ocre e cal.

Custódio Castelo :: Inventus



Sáb. 20 Abril – Custódio Castelo
Fado
Grande Auditório 
Inicio 22h
Preço único 8 euros
M/4 anos


Custódio Castelo, vencedor do Prémio Amália Rodrigues em 2010, para o melhor guitarrista de Fado, virá apresentar ao CAEP o seu novo álbum, lançado em 2012, “Inventus”.
À sua guitarra portuguesa junta-se um contrabaixo e uma guitarra clássica, que reinventam o Fado, elevando-o a outros níveis, através da incorporação de novas linguagens, como os suaves aromas da Morna, tons épicos do Tango e os improvisos do Jazz.
O som magistral de uma guitarra portuguesa única, cujo timbre soa a uma orquestra de grandes emoções universais…

Semeando…Colhendo



Sáb. 27 Abril – Semeando…Colhendo
Música Tradicional
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 3 euros
M/4 anos


Sempre a fazer a festa, mais uma vez o Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre dinamiza este espaço de encontro, juntando amigos, no palco e fora dele.
Os sons e as palavras que nos identificam, são o mote para mais um festejo o 30º aniversário do grupo, que irá contar como convidados com a participação do grupo de música tradicional Acetre, de Olivença (Espanha).

Nilton



Sáb. 4 Maio – Nilton
Stand Up Comedy
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço único 10 euros
M/4 anos


Nilton intitula-se como um contribuinte que faz Stand-Up Comedy, mas também rádio e televisão, quando assim tem de ser.
É o artista a residir em Portugal com mais seguidores no Facebook e perde grande parte dos seus dias a tentar perceber para que é que isso serve.
Tem ainda quatro livros editados, outros tantos em parcerias e dois DVDs dos seus espetáculos ao vivo.
Trabalhou na SIC, Rádio Comercial, Renascença, RTP, mas grande parte do seu trabalho é feito em galas para as maiores empresas portuguesas e multinacionais, mesmo as que têm sede na Holanda.

Lar Doce Lar



Sáb. 18 Maio – Lar Doce Lar
Teatro
Aniversário CAEP
Grande Auditório
Inicio 22h
Preço Único 10 euros
M/12 anos


Dois dos mais brilhantes comediantes nacionais protagonizam “Lar, Doce Lar”, dando a conhecer o (inconfessável) dia-a-dia da residência Antúrios Dourados para Seniores de Qualidade. Em palco, diversos personagens partilham memórias e confidências e, sobretudo, hilariantes atribulações.
Juntos pela primeira vez em palco, Maria Rueff e Joaquim Monchique dão corpo às diferentes personagens desta surpreendente comédia!
E a história começa com uma corrida por um quarto particular...
Não vai querer perder, pois não?

Interpretação: Maria Rueff e Joaquim Monchique
Texto: a partir de "O Que Importa É Que Sejam Felizes!", de Luísa Costa Gomes
Encenação: António Pires
Cenário: F. Ribeiro
Figurinos: Dino Alves
Desenho de Luz: Paulo Sabino

Sun Glitters



Sáb. 18 Maio – Sun Glitters
Música Eletrónica
Aniversário CAEP
Café Concerto
Inicio 23.30h
Preço Único 5 euros
M/12 anos


Diretamente do Luxemburgo e ao longo dos últimos dois anos, Sun Glitters (aka Victor Ferreira), tem vindo a ser amplamente reconhecido a nível internacional, através dos temas que tem disponibilizado na Internet, e das colaborações que tem encetado com outros projetos, como por exemplo, Steffaloo, Bermuda Bonnie, Purity Ring, Blackbird Blackbird, Slow Magic: Papercutz, entre muitos outros.
Durante este tempo, tem também alcançado notoriedade ao vivo, com atuações nos mais diversos palcos, desde a Rússia ao Perú, que se conjuga na plenitude com as críticas que tem recebido aos lançamentos que já efetuou na LebensStrasse Records e na Lefse Records.
Cada tema cria uma atmosfera capaz de envolver quem o escuta, não demovendo o horizonte proporcionado pelo presente, mas apontando um sentido iluminado e fresco, ainda que muito longe se esteja do mar.

3º Festival 1 MAN band - Dia 1


Sex. 24 Maio – 3º Festival 1 MAN band
Harp Explosion (Croácia) + One Hand Man’s Band (Espanha) + Fast Eddie Nelson (Portugal)
Aniversário CAEP
Café Concerto
Inicio 23h
Preço Único 3 euros
M/12 anos


Harp Explosion (Croácia)
A One Man Band Harp Explosion auto-define-se como “Blues sujo com uma combinação de loops de Harpa, máquina de ritmos, pés a marcarem o ritmo e a voz”.
O seu criador começou como vocalista e harpista da banda  de Garage Punk The Knuckleheads, em 2009, e a sua discografia a solo consiste dos álbuns “In 5,4,3,2,1…”, de 2010, e do mais recente “Take Cover”, de 2011.

One Hand Man’s Band (Espanha)
One Hand Man’s Band vai beber influência aos Bluesman do Missouri, e é considerado um dos projetos mais excitantes saídos de Madrid nos últimos anos.
Nacho Castañón é o único membro desta orquestra: canta, toca guitarra, bombo e pratos de choque.
Este ano, editou o seu primeiro disco homónimo, 9 excelentes temas onde o Rock’n’Roll primitivo se funde com blues pantanoso.

Fast Eddie Nelson (Portugal)
Fast Eddie Nelson é um músico português, nascido no Blues lamacento do Delta, com um fraquinho por Bluegrass e “moonshine” (aguardente caseira).
Nas duas últimas décadas, têm gravado e atuado em Portugal e ocasionalmente no estrangeiro, em bandas como os Gasoline, The Sullens, Big River Johnson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys.
O seu ultimo álbum a solo, “The Riverman”, de 2011, é considerado pela sua editora como mantendo-se “fiel ao Blues de Son House e Robert Johnson, à beira do Mississipi, a Muddy Waters e B.B. King, na elétrica Chicago, naquele que é o seu trabalho mais pessoal e (como agora está na moda chamar) intimista”.

3º Festival 1 MAN band - Dia 2


Sáb. 25 Maio – 3º Festival 1 MAN band
Dead Elvis (Disgraceland/Holanda) + One Man Destruction Show (UK) + Pe7erpanic (Portugal)
Aniversário CAEP
Café Concerto
Inicio 23h
Preço Único 3 euros
M/12 anos


Dead Elvis (Disgraceland/Holanda)
Ele morreu e ressuscitou depois de 30 anos, e desde 2004 atende pelo nome de Dead Elvis e toca sozinho no estilo One Man Band.
Dead Elvis já editou inúmeros discos, incluindo o já clássico álbum “Dig’ em Up”, de 2009.
Dead Elvis é o One Man Band que todos querem ver!


One Man Destruction Show (UK)
Um único músico, naquele género tradicionalmente conhecido como One Man Band, apresenta-se ao vivo a tocar guitarra, bateria e harmónica e a cantar com um sincronismo perfeito.
Mas mais que o respeito que se possa ter por músicos extremamente habilidosos, One Man Destruction Band consegue aliar à multitarefa musical a alma e presença que fazem deste projeto um dos mais notáveis e que o transportam para um nível superior.
One Man Destruction Show soa a Blues Rock com um talento imenso!

Pe7erpanic (Portugal)
Pe7erpanic é o alter-ego de Pedro Botelho, que através deste projeto a solo explora as sonoridades Surf, Garage e Blues, munido apenas de uma guitarra ou baixo, bombo, pratos, pedal de baixo e voz.
Pe7erpanic toca ao mesmo tempo todos os instrumentos enquanto canta, em inglês, sobre as relações entre o homem e o sexo oposto.
Canções curtas, cheias de ritmo, com um som limpo e «tremolado», a fazer lembrar os anos 60, ou com um som sujo e avariado, mais próprio do Punk dos anos 70, são a base de um espetáculo que ao vivo nos mostra que mesmo sozinho se consegue fazer uma banda, como já demonstrou na sua primeira visita ao CAEP, em 2010.

XI Encontro de Coros Infantis



Sáb. 1 Junho – XI Encontro de Coros Infantis
Música Coral
Grande Auditório
Inicio 16h
Entrada livre
M/4 anos


À semelhança do ano anterior, apostamos de novo no sucesso deste XI Encontro de Musica Coral Juvenil de Portalegre, com os valores da prata da casa.
Convidamos todo o público a estar presente, nomeadamente as escolas do concelho de Portalegre, neste Dia Mundial da Criança, porque acreditamos que

"Tem a música o poder
De tornar o homem feliz
Nem há quem saia dizer
Tanto quanto ela nos diz"

António Aleixo