Protomembrana
Marcel Li Antúnez Roca



Marcel Li Antúnez Roca (membro fundador dos Fura Dels Baus)

Protomembrana é uma lição “mecatrónica”*, em formato performance, para um “dreskeleton”, um ambiente audiovisual interactivo e diferentes interfaces dinâmicas.

O argumento de Protomembrana é uma lição teórica sobre a Sistematurgia, literalmente dramaturgia dos sistemas computacionais, que serve para tecer, em modo de novela latina, uma narração cheia de fábulas. A performance utiliza, para além da narração verbal, a animação gráfica, a música e a iluminação. Todos estes elementos cénicos são tratados como elementos interactivos controlados através de distintas interfaces. Formalmente, a acção desenrola-se num grande ecrã, diante do qual se situa Marcel·lí vestido com um “dreskeleton”, ao lado de uma mesa de controlos com vários computadores. A narração estrutura-se em 4 capítulos:

1- Introdução ou a Historia de Martín,

2- As Interfaces ou a Historia do Gesto,

3- A Computação ou Lucia e o gato

4- O Médium ou as cinco membranas.



Além da imagem e o som, esta história interactiva utiliza outros dispositivos como uma câmara/pistola que permite capturar o rosto de diferentes voluntários do público e introduzi-los na performance como caras protagonistas em posteriores animações. Ou então, umas próteses sensíveis em forma de vestido que permitem converter um voluntário em interface visual e sonora. Estes dispositivos transportam, em determinados momentos, a performance Protomembrana aos subgéneros da hipnose e da magia.

Esta lição continua uma linha de narração interactiva iniciada por Marcel·lí no seu anterior trabalho performativo Transpermia. A palavra, praticamente inexistente em trabalhos anteriores, tem um papel importante no último módulo daquela performance. Em Protomembrana a palavra é protagonista e a polissemia cénica interactiva está ao serviço da narração verbal.

Protomembrana é a primeira parte de um projecto mais amplo, Hipermembrana. Este projecto inclui a lição Protomembrana, que actua como introdução teórica, a performance Membrana, actualmente em processo de produção e a instalação Axó (título provisório). Um projecto que definirá uma linha de trabalho de criação continuada até ao ano 2008.

*Mecatrónica é uma disciplina integradora que utiliza as tecnologias da mecânica, electrónica e tecnologias da informação para nos fornecer produtos, processos e sistemas melhorados.

Dia 24 de Março :: Protomembrana
Marcel Li Antúnez Roca
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10 €

0 comments: