Ken Vandermark / Haavard Wiik / Chad Taylor

















Sáb. 23 Outubro – Ken Vandermark / Haavard Wiik / Chad Taylor
Jazz
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 3 euros
M/6 anos

O concerto vai ser gravado para posterior edição pela conceituada Clean Feed Records.
Trata-se de uma parceria entre a Clean Feed e CAE de Portalegre no sentido de se proceder á gravação de um CD por ano para edilção e distribuição mundial por parte da editora portuguesa.
No ano passado foi gravado o trio de Ivo Perelman, editado em Maio de 2010 e distribuído nacionalmente pela Trem Azul.

Ken Vandermark – saxofone tenor e clarinete baixo
Haavard Wiik – piano
Chad Taylor – bateria

Figura de relevo do muito particular caldeirão musical de Chicago, o saxofonista e clarinetista Ken Vandermark é um homem de mil projectos e formações (como por exemplo, os 4 Corners, que brindaram em 2008 o público do CAEP com um concerto inesquecível), mas muitos deles são diferentes combinações dos músicos que habitualmente associa a si. Interessado pela altamente qualificada cena escandinava do jazz, nela tem buscado alguns dos seus parceiros mais regulares, sendo o pianista Haward Wiik um deles.

Agora, reúnem-se ambos de novo em mais um pelotão de combate. O terceiro elemento do trio é, tal como Vandermark, um dos filhos pródigos da Cidade do Vento – além do seu envolvimento em alguns dos mais importantes núcleos activos do jazz local, o baterista Chad Taylor também se tornou notado em formações da área da pop inteligente, como The Sea and Cake e Iron and Wine. A música que tocam a três está ancorada na tradição do pós-bop e adopta as aberturas possibilitadas pelo free jazz, com uma energia interior directamente proveniente do rock. As composições são de fino recorte, mas para todos os efeitos simples molduras para a improvisação, que pretendem fluida, cortante e transcendente, sustentada pelo virtuosístico domínio dos respectivos instrumentos e por uma espontaneidade alimentada num amplo conhecimento não só da história do jazz como das músicas do nosso tempo.

0 comments: