15 e 16 Jul :: Festival Internacional de Cinema PERIFERIAS - 10º aniversário

 


15 e 16 JUL. SEX e SÁB. 21.30H e 18.30H
Festival Internacional de Cinema PERIFERIAS - 10º aniversário
Cinema | PA | 4€ | M/12 anos


Com uma aposta focada no cinema documental e de autor, o festival Internacional de Cinema Periferias celebra este ano a sua décima edição, de 12 a 20 de Agosto. Trata-se de um marco significativo que será assinalado com a realização de duas sessões especiais no Centro das Artes do Espectáculo de Portalegre.

Día 15 Julho Sexta 2022 - 21.30H
 
BAB SEBTA - A Porta de Ceuta de Randa Maroufi, França / Marrocos´(2019) , 19'
Bab Sebta é um mercado situado na cidade de Ceuta onde trabalham diariamente milhares de pessoas. É cenário de tráfico de bens manufacturados e vendidos por baixos valores.

AL-SIT de Suzannah Mirghani, Quatar / Sudão (2020), 20'
Numa aldeia do Sudão, Nafisa, de 15 anos, apaixona-se por Babiker. Será livre para seguir o seu coração, ou terá de se vergar às tradições apertadas da comunidade onde cresceu?

EL SGHAYRA - A Menina de Amira Géhanne Khalfallah, Algéria / França (2029), 13'
No deserto argelino, por entre as dunas, uma criança brinca alegremente com materiais encontrados no lixo, vê os filmes de Chaplin e mete-se com os seus vizinhos cegos.

Zombies de Baloji, República Democrática do Congo / Bélgica (2019), 14'
Ambientada na Kinshasa contemporânea, a curta-metragem aborda a relação quase carnal que mantemos com os nossos telefones móveis, que nos facultam o dom da ubiquidade.

MACHINI de Frank Mukunday, Tétshim, Bélgica / República Democrática do Congo (2019) 10'
A dependência da tecnologia converteu-nos em criaturas sonâmbulas, cobaias da história e das máquinas.

O fecho da apresentação do Periferias no CAEP, no dia 15 de Junho contara com uma sessão de musica África, a decorrer no Club Lounge, para festejar os 10 anos do festival, com Nelson Makossa um dj colecionador de vinil da dupla Irmãos Makossa.

Día 16 Julho Sábado - 18.30H

A Metamorfose dos Pássaros | Catarina Vasconcelos 1h 41min | M/12 | 2020  
Beatriz e Henrique casam-se quando ela tem apenas 21 anos. Ao longo da narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo.

0 comments: