1 e 2 MAR. SEX e SÁB
Calatroia's Fest - Festival World Music
As músicas do mundo regressam ao CAEP, 14 anos depois, agora com o nome de Calatroia's Fest, contando com a curadoria do Semeador - Grupo de Cantares de Portalegre e co-organizado pelo do Município de Portalegre e o Semeador. O Calatroia's Fest será um evento de periodicidade bianual, intercalado com o Festival de Blues, o Horned Snake Blues Fest, que decorreu em 2023.
O Festival, que reaparece associado aos 40 anos do Semeador, pretende celebrar a riqueza e diversidade musical como expressão da cultura dos povos, da sua tradição e da sua história. “Calatróia” é, muito provavelmente, o denominador comum daqueles que encontram a dignidade nos desafios da vida e deles fazem o seu brilho
1 de Março - Sexta
World Music | GA e CC | 5€ | M/6 anos
Galandum Galundaina – 21.30h – Grande Auditório
Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património cultural único, onde a música de raiz tradicional se funde com a língua mirandesa, dando origem a um universo musical singular. O cancioneiro tradicional mirandês está na base do grupo, que com os seus instrumentos recria temas, explorando ritmos, dinâmicas e harmonizações dotadas de contemporaneidade, sem esquecer a memória, não tão distante, do isolamento geográfico e cultural que foi forjando as características identitárias da Terra de Miranda.
Al-Caravan (Marrocos) – 23.30h – Café-Concerto
Os Al-Caravan são um grupo especializado na música e folclore do Magreb, assim como na música a danças tradicionais da Andaluzia, o folclore egípcio, a mágica Dança do Ventre, a Dança dos Véus e a Dança Ritual do Fogo Sagrado.
Os seus elementos são músicos multi-instrumentistas (vozes, derbuka, gaita árabe, mizmar, flauta árabe e violino, buzuqui, pandeiros, pandeiretas, t’abal, tambores e charachas), fazendo-se acompanhar de bailarinas de Dança Arábico-Andaluz e de Folclore Egípcio.
2 de Março - Sábado
World Music | GA e CC | 5€ | M/6 anos
Roncos do Diabo + Ergutío (Espanha) + O Semeador, Grupo de Cantares de Portalegre – 21.30h – Grande Auditório
O projeto Roncos do Diabo, formado por quatro gaitas-de-fole e um bombo, surge em 2005, resultado de um percurso de pesquisa, recolha e construção de instrumentos musicais, iniciado pelos seus membros em 1998. Esta caminhada deu a possibilidade de se tocarem várias Gaitas-de-Fole Portuguesas em conjunto, ou seja, afinadas entre si. Um som forte e envolvente é a proposta dos Roncos do Diabo, para a divulgação da tradição musical portuguesa. Numa abordagem de fusão e actualização da música portuguesa, apresentam um espetáculo de energia e explosão rítmica, proporcionando ao público verdadeiros momentos de folia.
"Ergutío é um grupo jovem, pois nasceu em julho de 2017, na Escola Tradicional de Música de Baños de Molgas. As suas cinco integrantes decidiram unir-se, para fazer música a partir da tradição. Assim, no seu repertório, encontramos melodias baseadas na música da sua terra, acompanhadas de instrumentos tradicionais de percussão, como pandeiretas e pandeiros e os chamados instrumentos pobres: tábuas de lavagem, cuncas, colheres, tesouras, pilões, pratos...".
O Semeador, Grupo de Cantares de Portalegre
Apresentando-se ao público pela primeira vez a 23 de Maio de 1983, nas Festas da Cidade de Portalegre, o grupo encontra-se a comemorar o seu 40º aniversário. Os seus objetivos de trabalho, recolha, preservação e divulgação da música Alto Alentejana permanecem atuais e a sua intensa atividade assim o demonstra.
A (co)organização de um festival de World Music é a concretização de mais um objetivo há muito traçado.
Al-Caravan – 23.30h - Café-Concerto
0 comments:
Enviar um comentário