24 Jan :: Camerata Atlântica - “O Esplendor das Cordas”
24 JAN. SÁB. 21.30H
Camerata Atlântica - “O Esplendor das Cordas”
Música Clássica | GA | 5€ | M/6 anos
Duração: 60 minutos
A Camerata Atlântica é um projeto musical idealizado pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, sua diretora artística. Tendo como base 11 instrumentistas profissionais de cordas, a Camerata tem a flexibilidade de poder ser alargada a uma formação mais ampla, dependendo do repertório a executar.
O presente programa da Camerata Atlântica propõe um itinerário estético que percorre diferentes tradições musicais europeias, sublinhando a versatilidade e a riqueza expressiva do repertório para orquestra de cordas.
O “Nocturno para Cordas em Si Maior, Op. 40”, de Antonín Dvořák, escrito em 1875, constitui uma obra de caráter contemplativo e sereno, marcada por uma cantabilidade típica do lirismo checo.
A Terceira Suite de “Antiche Danze ed Arie per Liuto”, de Ottorino Respighi, composta em 1931, transporta o ouvinte ao universo da música renascentista e barroca, recriada através de uma escrita moderna e refinada.
Na “Suite para Cordas”, de Leoš Janáček, concluída em 1877, encontramos uma linguagem já marcada pela vitalidade rítmica e pelo colorido harmônico que caracterizariam a maturidade do compositor. Apesar de ser uma obra de juventude, evidencia a tensão entre a herança romântica e a emergência de um estilo pessoal, profundamente enraizado na tradição musical morava.
Encerram o concerto as “Danças Folclóricas Romenas”, de Béla Bartók, datadas de 1915, breves miniaturas em que Bartók elabora com rigor e inventividade material proveniente da música popular romena, transfigurando-o numa síntese artística que alia autenticidade etnográfica e sofisticação composicional.
Assim, o programa articula um diálogo entre passado e presente, erudição e tradição popular, revelando o esplendor das cordas como veículo privilegiado da diversidade cultural europeia.
